domingo, 20 de janeiro de 2013

Introdução à Algoritmo



As disciplinas de um curso de computação utilizam-se como base o algoritmo que nada mais é do que uma sequência definida de passos (instruções), que devem ser seguidos para se chegar a um resultado esperado. Mas esses passos não são fixos e obrigatórios cada individuo tem sua forma e maneira de fazer e utilizar-se dele para chegar ao fim esperado.
      A computação através da programação é apenas uma das áreas de utilização dos algoritmos. Na vida diária, há inúmeros casos que podem exemplificar o uso de algoritmos, tais como no lazer, no trabalho, nas fábricas, em uma tarefa doméstica, até mesmo para a padronização de tarefas rotineiras como acender ou trocar uma lâmpada.
      Abaixo um exemplo de algoritmo na forma de fluxograma de um domingo de lazer, e depois dois exemplos de algoritmo para acender uma lâmpada.



1.1  Trocar uma lâmpada.

   1. acionar o interruptor;

   2. se a lâmpada não acender, então

   3. pegar uma escada;

   4. posicionar a escada debaixo da lâmpada;

   5. buscar uma lâmpada nova;

   6. subir na escada;

   7. retirar a lâmpada queimada;

   8. colocar a lâmpada nova;



1.2 Trocar uma lâmpada.

   1. acionar um interruptor;

   2. se a lâmpada não acender, então

   3. pegar uma escada;

   4. posicionar a escada debaixo da lâmpada;

   5. buscar uma lâmpada nova;

   6. subir na escada;

   7. retirar a lâmpada queimada;

   8. colocar a lâmpada nova;

   9. enquanto a lâmpada não acender, faça

  10. retirar a lâmpada queimada;

  11. colocar outra lâmpada nova;


      Como foi dito acima cada pessoa executa um algoritmo de forma diferente, nos exemplos de trocar uma lâmpada mostramos na pratica essa teoria, pois no primeiro temos oito passos e trocamos a lâmpada de forma simples, já no segundo temos três passos a mais já que no passo nove temos um laço de repetição para o caso de a lâmpada escolhida não acender.
O algoritmo não esta restrito a computação, mas a computação está restrita ao algoritmo, uma vez que para todo o funcionamento computacional existe um algoritmo em funcionamento.
Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo-a-passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador nada mais é que um algoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador (linguagem de programação).
        Os cursos superiores de computação vêm tendo um grande desenvolvimento segundo dados do INEP. Na tabela 1 tem-se um demonstrativo dos matriculados dos cursos superiores de computação no Brasil, estes cursos são lecionados também nesta Instituição tendo como base o CENSO do ensino superior do MEC de 2008.


Curso
2006
2007
2008
Sistemas de Informação
79.575
84.887
91.577
Cursos de Tecnologia (Todos)
65.635
85.356
117.354

                        Tabela 1: Matriculados por curso no Brasil entre 2006 e 2008.


         Já na tabela 2 tem-se o demonstrativo dos concluintes nestes mesmos cursos segundo dados do CENSO 2008.


Curso
2006
2007
2008
Sistemas de Informação
9.638
9.728
10.699
Cursos de Tecnologia (Todos)
10.942
13.692
15.084

                            Tabela 2: Concluintes por curso no Brasil entre 2006 e 2008.


                   Analisando os dados das duas tabelas pode-se verificar que é grande a evasão escolar. O número de concluintes é muito menor do que o número de matriculados neste mesmo período.



 Algumas Definições de Algoritmo


Segundo Ziviani: ”Um algoritmo pode ser visto como uma sequência de ações executadas para obtenção de uma solução para determinado tipo de problema.”


Segundo Lopes: “Algoritmo é uma sequência de passos finitos com o objetivo de solucionar um problema.”



Ferramentas para construção de algoritmos

Para quem quiser fazer algoritmo e saber se funciona realmente temos alguns programas que podem ser utilizados.



FADIX – É utilizado para a escrita do algoritmo utilizando o Pseudocódigo.



Portugol/Plus – Editor de algoritmos utilizando a lógica de programação.



UAL (Unesa Algorithmic Language) – é um interpretador animado.



REFERÊNCIAS:

- ZIVIANI, Nivio. Projeto de Algoritmos: com implementação em Java e C++. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

- LOPES, Anita, Garcia, Guto. Introdução à Programação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002 – 11ª Reimpressão.

- NUNES, D. J. (2008). Estatísticas da Educação Superior: Área da Computação. Disponível em: http://www.sbc.org.br/, último acesso 16/11/2010.


2 comentários:

  1. Paloma, fico feliz que você tenha citado o UAL como ferramenta para algoritmo. Participei do desenvolvimento desse interpretador e cada vez que vejo sua utilidade, sinto que meu objetivo foi atingido.
    Parabéns pelo belo artigo sobre algoritmos!
    Abraços,
    Adriana

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    1. Obrigada Adriana!
      Fico feliz também por ter e estar contribuindo para o ensino com algumas das minhas ideias. Sempre que escrevo algo procuro citações e adoro falar de algoritmo.

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